Inglês
Aula 02
Título – Present Continuous
e Pronomes Objeto.
O “present
continuous” é basicamente um tempo verbal que descreve uma ação que está se
processando no momento .
Example:
Alex
is talking to his sister and his mother is watching television. (Alex está falando com a mãe dele e a sua
irmã está assistindo TV.)
|
Portanto
forma-se o present continuous da seguinte forma.
Present
Continuous
Sujeito + to be (AM, IS, ARE) + VERBO + ing
|
Como este tempo
verbal utiliza o verbo to be, as
afirmações e negações serão formadas seguindo o mesmo padrão descrito na aula
01, adicionando-se o “not” nas negativas e invertendo-se os verbos nas
perguntas.
No exemplo
anterior, podemos observar o uso de alguns pronomes que se localizam depois dos
verbos. Eles não têm a função de sujeito, mas sim de objeto.
He is speaking
to her.
Suj. Verbos Obj.
Observamos aí
uma estrutura básica chamada SVO (Sujeito, Verbo e Objeto). Está estrutura é
muito presente na formação de frases em geral na língua inglesa e portanto
merece sua atenção. Ao ler textos, identifique estas estruturas. Isso facilitará
a sua leitura.
Na tabela seguinte, vemos os dois tipos de pronomes, os que
funcionam como sujeito e os que funcionam como objeto.
Pronomes
Pessoais (Sujeito) & Pronomes
Pessoais (Objeto)
|
|||
I
|
- me
|
We -
|
us
|
You
|
- you
|
You -
|
you
|
He
|
- him
|
They -
|
them
|
She It
|
-
her
-
it
|
Nos exemplos seguintes, observem o uso dos pronomes, como sujeitos e como objetos
dos verbos.
Forme frases no present
continuous de acordo com o diálogo e usando as palavras dadas:
Escolha a
melhor alternativa de acordo com o diálogo.
1)
Lucy e Mandy são :
a)
Sogra e nora respectivamente.
b) Nora e sogra
repectivamente.
c) Mãe e filha
respectivamente.
d) Filha e mãe
respectivamente.
2)
Pete é provavelmente :
a)
Pai da Lucy.
b) Pai da Mandy.
c) Marido da Lucy.
d) Marido da Mandy.
3)
Pete está :
a)
Lavando a louça.
b) Lavando a roupa.
c) Calculando os
impostos.
d) Assistido TV.
4)
Norma, Sam, e Carol estão:
a) Em casa.
b) Ajudando Pete.
c) Ajudando Mandy.
d) Fora de casa.
5)
Lucy acha que :
a)
Mandy e Pete formam um casal moderno.
b) Mandy e Pete
estão com problemas conjugais.
c) Mandy e Pete
estão com papeis invertidos.
d) Mandy e Pete são
excelentes no que fazem.
6)
Norma, Sam e Carol provavelmente são:
a)
Filhos da Lucy.
b) Netos da Mandy.
c) Netos da Lucy.
d) Irmãos do Pete.
7)
Entre Norma, Sam e Carol é provavelmente verdadeiro
que :
a)
Norma seja estudante.
b) Sam seja
estudante.
c) Carol seja
estudante.
d) Carol seja
professora.
Respostas
Forme frases no present
continuous de acordo com o diálogo e usando as palavras dadas:
Mandy and Lucy / talk about / the children
Mandy
and Lucy are talking about the children.
Mandy / ask about / Pete
Mandy is not talking about Pete.
Pete / do / taxes
Pete is not doing the taxes.
Escolha a
melhor alternativa de acordo com o diálogo.
8)
Lucy e Mandy são :
e)
Sogra e nora respectivamente.
f) Nora e sogra
respectivamente.
g) Mãe e filha
respectivamente.
h) Filha e mãe
respectivamente.
9)
Pete é provavelmente :
e) Pai da Lucy.
f)
Pai da Mandy.
g)
Marido da Lucy.
h)
Marido da Mandy.
10)
Pete está :
e)
Lavando a louça.
f)
Lavando a roupa.
g)
Calculando os impostos.
h)
Assistido TV.
11)
Norma, Sam, e Carol estão:
e) Em casa.
f)
Ajudando Pete.
g) Ajudando Mandy.
h)
Fora de casa.
12)
Lucy acha que :
e)
Mandy e Pete formam um casal moderno.
f)
Mandy e Pete estão com problemas conjugais.
g)
Mandy e Pete estão com papeis
invertidos.
h)
Mandy e Pete são excelentes no que fazem.
13)
Norma, Sam e Carol provavelmente são:
e)
Filhos da Lucy.
f)
Netos da Mandy.
g)
Netos da Lucy.
h)
Irmãos do Pete.
14)
Entre Norma, Sam e Carol é provavelmente verdadeiro
que :
e) Norma seja
estudante.
f)
Sam seja estudante.
g)
Carol seja estudante.
h)
Carol seja professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário