Problemas dos políticos e da política
Muitas vezes falamos muito sobre política mesmo sem ter lido ou estudado a respeito de determinado assunto que abrange essa área. Seguimos de forma intuitiva o senso comum e nossa capacidade de discernimento para julgar e opinar sobre a política.
Trago-vos-lhe uma lista com os principais problemas políticos de nossa sociedade e suas principais adversidades que nos fazem não crer nos políticos.
1-) O primeiro problema é a corrupção. Se perguntássemos qual o principal problema em relação a descrença na política a corrupção seria uma resposta unânime. Neste sentido, os escândalos de corrupção que de tão comum vem fazendo parte da nossa história é uma das principais causas que muitos cidadães tem repulsão a política. É de consciência (pelo menos deveria) que nem todo político é ladrão (na verdade, poucos são), no entanto, com a repercussão que os escândalos ganham na mídia em consonância com o senso comum da população, a sociedade de forma geral tem uma apatia por políticos.
2-) Vale lembrar ainda das promessas não cumpridas. No período eleitoral, em busca de garantir votos, os políticos prometem o que podem e o que não podem cumprir. Muitos políticos usam dessa artimanha para ganhar votos, na maioria das vezes em cima da população mais carente, em troca de favores e promessas que na maioria das vezes fogem da realidade e consequentemente não são cumpridas.
3-) Outro fator muito importante se diz respeito à economia, pois os governos de lugares instáveis precisam priorizar a economia em relação ao social. Na verdade, todo governo funciona assim. Primeiro o Estado precisa estabilizar a economia e só depois pode (ou deve) se preocupar com o lado social. Isso se dá por razões óbvias, o Estado precisa está com uma economia estável para só assim poder passar estabilidade e resolver os problemas internos. É quase impossível resolver problemas sociais com uma economia desestabilizada, pois o primeiro demanda investimentos. Caso o governo tente forçar tal ação, pode até resolver alguns problemas de princípio, mas arma uma bomba relógio que certamente explodirá no futuro, algo que já vimos aqui no Brasil.
4-) Vale lembrar ainda dos discursos de retaliação. Provavelmente você já deve ter escutado o bordão "Notícia ruim viaja rápido", não é mesmo? Sim, ela viaja rápido e se repete. Isso se dá pelo fato de vivermos cercado de notícias, muitas delas repetidas. Além disso, com os diversos meios de comunicação que temos hoje, aliado à oposição dos líderes estatais e com o quesito 5, temos uma repetição de descrédito a determinada pessoa, que nem sempre é real ou, no mínimo, o problema não é do tamanho que está sendo divulgado.
5-) Acredito que falar que temos uma população com falta de consciência seja o suficiente.
6-) Problemas inerentes ao sistema (desemprego; violência; meio ambiente)
7-) Falta de ideologia (politicagem e não política)
Organização:
A: 1, 2 e 7; (políticos)
B: 3 e 6; (sistema)
C: 4 e 5; (população/eleitores)
Nenhum comentário:
Postar um comentário