Falsa coral
É inegável e quase incontestável o poder de persuasão de os
meios de comunicação. Esses, que agora assumem um caráter multilateral de
informação através da internet e redes sociais, provocam grandes transformações
no mercado brasileiro. Outrossim, acompanha a tendência do indivíduo de imitar
e causa impactos sinérgicos desconhecidos para a economia do país.
Diante desse
cenário, é possível observar um verdadeiro mimetismo social. Nesse contexto, em
uma sociedade onde o ter parece apresentar maior valor que o ser, para serem
aceitos socialmente e ganharem status, os indivíduos procuram demonstrar
deter um capital que não tem: ostentação. O filósofo Karl Marx expressou muito
bem essa relação ao observar que os indivíduos são inseridos ou excluídos em determinado
contexto social a partir dos seus bens.
Desse modo, diante
de uma sociedade de aparências, cria-se um mercado consumidor instável. Diante
disso, o exibicionismo consumidor pode ser, a curto prazo, até favorável para a economia
brasileira por aquecer o mercado interno. Contudo, por outro lado, tal situação
pode ser transformar em caótica pelo fato de as crises do Brasil serem por
inflação por demanda, além de que tal comportamento impulsiona a pirataria e
como consequência, as dívidas.
Observa-se, portanto,
os impactos que a ostentação pode causar em primeiro plano na economia e na sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao governo a criação de políticas
públicas intervencionistas para melhor controlar a balança comercial; além
disso, promover palestras sobre o consumo e o existencialismo. Ademais, cabe
aos pais e professores a educação dos mais jovens frente ao materialismo humano
através do diálogo, aulas voltadas para o assunto e a promoção de debates.
Assim, a superficialidade do mimetismo social será subvertida para a verdadeira
essência humana.
amei
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