Aprenda a ser uma pessoa criativa com 4 métodos
Ao pensar sobre os gênios que já passaram pelo mundo, muitos ficam fascinados com suas descobertas e invenções, contudo, esquecem-se que antes de gênios em suas respectivas áreas de atuação eles foram pessoas extremamente criativas. Definirei criatividade a partir do que o seu próprio nome diz "Criar", ser criativo é ter o potencial de criar sem precisar de nenhum exemplo ou modelo. Criar é um processo imaginativo e autônomo.
Neste contexto, muitos pensam que algumas pessoas nascem com criatividade e outras simplesmente nascem sem, no entanto, a história não é bem assim. O processo criativo é algo aprendido, desenvolvido e aprimorado ao longo da vida. Algumas pessoas, a partir de suas formas naturais de viver desenvolvem este potencial, já outras precisam de um "empurrãozinho" para tornarem-se criativas.
Hodiernamente, as funções do mundo globalizado e tecnológico vem atrapalhando de forma conspícua o bom desenvolvimento da criatividade haja vista o homem deste século está à deriva quanto ao pensar, inovar e criar. Para isso, escrevo esta postagem para "ensina-los a serem criativos" através de alguns métodos que aprendi ao logo da vida em livros, análises e pesquisas. Mostrarei aqui 4 métodos que, ao serem utilizados com toda certeza aumentarão vossos potenciais criativos.
O primeiro modo que vos ensinarei é algo bastante simples que foi praticamente abandonado neste século: Escrever. Sim, botar suas ideias, sua vida e emoções em uma folha irá aumentar de forma considerável sua criatividade. Sendo assim, procure sempre ter um tempo para escrever. Cultive o hábito de redigir um diário, um blog ou simplesmente seja aquela pessoa que sempre anda com um lápis e um papel escrevendo tudo que lhe vem na cabeça ou o que observou. Vale lembrar ainda que escrever irá favorecer ao quarto método que ensinarei aqui. De princípio, aqueles que não tinham o hábito de escrever terão muitas dificuldades em escrever, ou melhor, escrevem bem (me incluo), contudo, com o passar do tempo, pela força do hábito e consequente criatividade, redigir textos fascinantes será algo normal em sua vida.
O segundo modo que vos apresento é um tanto quanto famoso, o método conhecido como "brainstorming" ou "tempestade de ideias" está fazendo sucesso em empresas que buscam inovar e com alunos que buscam ideias criativas para escreverem suas redações. Tal método pode ser feito individualmente, em dupla ou em grupo. Basicamente o brainstorming consiste em colocar todas, todas e todas as suas ideias no papel. É simples, pense em um tema, frase ou ideia e tudo que lhe vier relacionado a esse tema, escreva. Como já foi dito tal método está sendo frequentemente ensinado em empresas, escolas e cursinhos que pretendem transformar seus funcionários e alunos em potenciais criativos para que possam se sair melhor no serviço/vestibular. Essa tempestade de ideia também pode ser encarado como um jogo: De forma simples defina um modo com sua turma, por exemplo, você só pode falar algo relacionado a futebol e adjetivos, ai uma pessoa fala bom, outro fala paredão (bom goleiro), outro fala driblador e assim vai... O legal é que o método do brainstorming além de ser perfeito para melhorar a criatividade ele também ajuda bastante na vida, pessoalmente utilizo esse método para buscar argumentos na redação. (ex. de brainstorming: http://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/3.7/3.7.imagens/Figura3.3.gif)
O terceiro modo de tornar-se criativo que ensinarei aqui é, assim como os outros, bastante simples. O método consiste em uma ligação de ideias a partir de palavras. Basicamente você deve pensar em duas palavras totalmente desconexas como ventilador & notebook e tentar criar uma ideia entre elas duas, eu, por exemplo, diria que enquanto utilizo o notebook em dias quentes, uso o ventilador para refrescar. Esse meu exemplo foi bastante simples, contudo alguns são bem complicados e você terá que colocar a cabeça para trabalhar para conseguir interligar as palavras. Vale lembrar que não basta colocar qualquer ideia, o seu pensamento tem que ter um sentido lógico e racional que interliguem as palavras. O legal desse método é que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar.
O quarto e último modo, mas não menos importante, é mais um método de atenção que gerará criatividade. Também defino criatividade como o enxergar de modo diferente o que todo mundo enxerga igual. Sendo assim, tal método consiste em tentar achar algo diferente todas as vezes que você observar algo. Por exemplo, tente enxergar algo novo toda vez que você for para escola ou trabalho pelo novo caminho, de princípio você notará sempre coisas que já viu, contudo, com o passar do tempo e atenção você perceberá que notará incríveis detalhes que não via anteriormente. Com a aplicação deste método na vida, você conseguirá enxergar e ter uma visão e modo de fazer algo diferente do que todo mundo faz, isto já é criatividade.
Então, caro leitor, você que chegou até aqui deve estar realmente disposto a tornar-se uma pessoa mais criativa. Sendo assim, você já deu um grande passo, pois a iniciativa é começo de todos os aprendizados. Garanto-lhe que com a aplicação destes métodos você se tornará uma pessoa infinitivamente mais criativa e consequentemente aprenderá a enxergar melhor a vida e tudo que o cerca, logo, mais sábia. Portanto, peço-lho-vos que não deixem de ajudar o blog a crescer compartilhando este postagem nas redes sociais a partir dos botões a baixo e sempre visitando o blog. Fique com a paz de Deus.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom ! seu blog me tem sido como uma fonte do saber ! obrigado por caompartilhar tanto conhecimento !
ResponderExcluir