google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Acessibilidade no Brasil


 Tema da Redação: Acessibilidade no Brasil
Título: O papel das redes sociais na transformação do Brasil em um país de todos
       Segundo o jornalista Português Pedro Nunes: “A tolerância é um desafio à natureza da própria liberdade”. Nesse sentido, é necessária a criação de um contrato social que beneficie igualmente a todos, especialmente quando se trata de uma minoria que muitas vezes não é escutada: os deficientes. Muito já foi feito com ações do governo e do povo via as redes sociais, no entanto, ainda há muito o que ser aprimorado.
      Um dos slogans utilizados pelo Ex-presidente Lula foi de que “o Brasil é um país de todos”. Esse governo voltou sua atenção especialmente para causas sociais e garantiu grandes conquistas no que se refere a integração e acessibilidade. Além disso, com o surgimento das redes sociais, causas que antes eram particulares hoje podem tornarem-se muito divulgadas, chamando a atenção do povo e dos governantes, e, consequentemente, agilizando a resolução de problemas como falta de ônibus com entradas especiais, rampas de acessibilidade e a garantida de direitos.
       Seria, no entanto, utópico falar que o Brasil é isento de problema quanto à acessibilidade. Do ponto de vista pragmático, é possível observar que tal conjuntura resulta de uma má formação ética da população e descaso de alguns governantes, além da inércia da sociedade que não necessitam desses meios especiais de acesso. Mesmo com o direito de a integração ser garantido constitucionalmente, casos de desrespeito ou falta de estrutura e suporte não são raros e facilmente observados em telejornais ou nas redes sociais.

       Observa-se, portanto, que o Brasil já evoluiu bastante no que se refere à acessibilidade, porém, ainda há muito para ser alcançado. Diante disso, os governos locais devem criar projetos de acesso de acordo com as dificuldades encontrada nas cidades, como a implementação de ônibus especiais, banheiros públicos com suporte para deficientes e a criação de rampas de acesso nas calçadas. Além disso, a população deve agir em conjunto com o governo, respectivamente, ao denunciar e divulgar causas desse âmbito em postos de polícia e nas redes sociais, assim como criar leis mais severas para aqueles que cometerem crimes contra o direito de acessibilidade. Assim, realmente o Brasil se tornará um país de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...