google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Minha Redação do ENEM 2015

Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  O cantor e compositor Chico Buarque demonstrou na música “mulheres de Atenas” a triste realidade vivenciada por esse gênero na pólis Grega. No entanto, a história que relembra o século V a.c ainda é bastante atual. Embora elas já tenham conquistado inúmeros direitos, as mais diversas faces da violência contra a mulher ainda permanecem. Combater esse mal e atingir a equidade – eis um dos principais desafios da sociedade contemporânea.
   Em primeiro plano, é válido destacar que a busca pela igualdade e respeito de gêneros é antiga, mas não totalmente eficaz. Em contrapartida a uma sociedade quase que totalmente patriarcal dos séculos passados, as mulheres brasileiras dos 2 últimos séculos ganharam voz a partir da inserção política e voto feminino em 1932; leis voltadas exclusivamente para seus direitos e atenção através dos mais diversos meios de comunicação, como a internet.
   Seria, no entanto, utópico dizer ainda hoje não exista desigualdade de gênero. Essa, que por sua vez, gera a violência. Nessa perspectiva, é válido considerar o pensamento do sociólogo Michel Foucault que explicou na “ordem do discurso” que todos estão em busca de impor o seu poder sobre o próximo. Dessa modo, a perpetuada conjuntura patriarcal que concentrava o poder nas mãos do homem fica expressa nas violências, seja ela física ou moral, contra as mulheres.

  Observa-se, portanto, que muito já foi feito em prol da equidade, mas essa virtude ainda está em processo de ser alcançada. Para isso, cabe ao governo em conjunto com o judiciário politizar a luta pela igualdade através da ampliação e total efetivação de leis que garantem os direitos femininos, como a Lei Maria da Penha. Ademais, ONGs em consonância com a mídia, como meio de comunicação em massa, devem divulgar os direitos e deveres do importante papel social da mulher, não só conscientizando-as, como também educando toda a sociedade. Pois, como disse Mandela: “a educação é arma mais poderosa para causar mudanças”.

2 comentários:

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...