google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os efeitos dos organismos transgênicos na sociedade do século XXI

                                                        Um veneno sobre a mesa?
    Segundo a teoria Malthusiana, a humanidade passaria por uma crise de escassez alimentícia. Contudo, ele estava errado por não contar com as evoluções tecnológicas, entre elas, os produtos transgênicos. No entanto, é preciso avaliar se esses produtos são realmente necessários, uma vez que seus efeitos a longo prazo são desconhecidos, além de poder acentuar um problema já recorrente ao meio ambiente.
     Neste contexto, em busca de aumentar a produtividade e criar uma balança comercial favorável, os transgênicos vem sendo inseridos no mercado. Contudo, ao fazer isto, os governos põem em risco a vida dos cidadãos, uma vez que os efeitos sinérgicos a longo prazo dos transgênicos no organismo humano são desconhecidos. Neste sentido, é válido ressaltar que um produto tem sua identidade partir de seu DNA, sendo assim, uma modificação no mesmo e, consequentemente, mudança no produto, pode causar efeitos catastróficos para os seus consumidores.
   Vale lembrar ainda que muitos dos transgênicos estão sendo criados para suportar excessos de agrotóxicos sem causar danos às agriculturas. Neste sentido, aumenta-se a quantidade de veneno contra pragas nas plantações, os quais vão se cumulando ao longo do processo produtivo e terminam no ser humano, provocando uma série de doenças, como alergias e até cânceres. Além disso, com o processo de infiltração e lixiviação, os agrotóxicos chegam em lençóis freáticos, rios e lagos. Contaminando, assim, suas águas e causando impactos negativos em suas faunas e floras.

   Observa-se, portanto, que os produtos transgênicos podem ser uma solução para o problema da fome mundial, no entanto, ainda é necessário mais estudos sobre seus impactos. Para isso, o governo deve investir em pesquisas prospectivas junto as universidades federais, com estudos de caso-controle, para saber as consequências dos transgênicos no organismo. Assim como também, compete ao legislativo a criação de uma lei que obrigue a identificação bem visível e informativa nas embalagens dos produtos transgênicos. Com isso, tanto a população tem consciência do que está consumindo, quanto pesquisas são realizadas em busca de avaliar os transgênicos e garantir a saúde dos seus consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...