google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Atual Cenário da Leitura no Brasil e no Mundo

                                 O diálogo entre Platão e o jovem do século XXI
      É inegável a potencialidade de transformação e o conhecimento que a leitura traz, fato que se evidencia na frase do filósofo René Descartes que afirmou que ler é como conversar com as melhores mentes do passado. Essa prática, no entanto, vem sofrendo sérias supressões a partir do modelo de vida contemporâneo e quando existe é, muitas vezes, uma leitura supérflua.
    Primeiramente, é válido considerar as mudanças sociais que a globalização e a revolução tecnológica causaram para a leitura. Uma vez que a rápida modernização criou um mundo acelerado, instantâneo e, contraditoriamente, uma sociedade sem tempo. Diante dessa maciça informação e raríssima reflexão, os tempos líquidos de Bauman tornam-se realidade e atividades que merecem certa atenção e meditação, como a leitura, foram deixadas de lado.
      Contudo, vale lembrar ainda que nem mesmo aqueles que ainda leem estão isentos de problemas. Nessa perspectiva, é válido considerar que a 2ª geração romântica ficou conhecida como a “mal-do-século” por conta de seu ultra romantismo, fantasias e sentimentalismo. Desse modo, é preocupante o fato de que muitos entre os poucos leitores brasileiros, leem apenas contos românticos e conteúdos com escassez de bases sólidas de conhecimento, crítica e realidade.

     Observa-se, portanto, que o degradante cenário da leitura brasileira se dá a partir de processos sociais, geográficos e inaptidão dos leitores. Sendo assim, cabe ao governo o incentivo à leitura através da criação de bibliotecas públicas, expansão de projetos como as bibliotecas móveis e, concomitantemente, ações educativas através da mídia. Ademais, cabe aos pais e professores direcionar os mais jovens para um caminho de leituras culturalmente ricas e virtuosas. Dessa maneira, no mundo dos avanços tecnológicos, será ampliado até mesmo o diálogo entre os séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...