google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Redação sobre obsolescência

Compre. Inove. Renove. O atual modelo de mercado tem criado na mente da população uma ideia bastante útil para sua manutenção: Tornar como necessário e até indispensável produtos supérfluos e obsolescentes. Esse cenário se dá pela direta relação demanda e consumo. No entanto, nos tempos modernos, essa relação ganha uma liquidez pelo apelo constante de quem vende e de uma desinformação do consumidor. De um ponto de vista pragmático de mercado, faz-se necessário o uso de meios chamativos por parte da mídia para a venda de produtos. O problema, porém, se dá a partir do ponto em que vendem-se produtos obsolescentes, com mínimas mudanças e são expostos como o inovador através da excessiva propaganda e auxílio de algoritmos que influenciam diretamente a liberdade do consumidor. Nesse contexto, a população em geral se vê em um fogo cruzado entre anúncios e uma sociedade que carrega o lema de 'ter para ser'. Assim, além das centenas de anúncios e da falsa autonomia de escolha, a própria sociedade incentiva a compra desses produtos supérfluos, uma vez que ter esses utensílios é uma questão de 'status', aceitação social e da falsa sensação de estar acompanhando a modernidade. Observa-se, portanto, que o problema da obsolescência se dá a partir de um desequilíbrio da relação demanda e consumo. Dessa forma, considerando que o mercado está fazendo a sua função de persuasão, cabe aos órgãos de controle midiático, a criação e fiscalização de leis que criem limites para a atuação da mídia e de seus anúncios. Isso, no entanto, de nada será útil se a população não tiver consciência que está sendo dominada por uma indústria capitalista. Dessa forma, cabe às ONGs, escolas e famílias a promoção de palestras que expliquem o conceito da obsolescência e da falsa necessidade que se foi criada para se ter determinados objetos. Assim, não só a natureza fica livre do excesso de lixo que é produzido com esse modelo de consumo, como a população economiza mais dinheiro que pode ser investido em ações úteis.

- Jonatas Carlos



Um comentário:

  1. Muito bom seu Blog! Estou lendo as redações, muito boas. Obrigada pelo conteúdo, continue postando mais!

    ResponderExcluir

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...