Inglês 23
Reported speech
Quase sempre que pensarmos no reported speech, ou discurso indireto, devemos ter em mente a seguinte idéia: Um passo para trás e um passo para o lado. Em outras palavras, os verbos dão um passo para trás e os pronomes dão um passo para o lado. Observe a tabela em que o lado esquerdo representa os tempos verbais e os pronomes das orações no discurso direto, e o lado direito representa o modo em que ficam no discurso indireto.
Agora,
vamos observar o funcionamento disso nos exemplos.
Uma amiga diz
para outra:
I
am buying
a gift for my children.
(Estou comprando
um presente para meus filhos.)
A Segunda amiga
conta para uma terceira.
She said (that) she was buying a gift for her children.
(Ela disse que
estava comprando um presente para os filhos dela.)
Note que o uso
do pronome relativo that é opcional
pois a oração seguinte começa com um novo sujeito. Os pronomes e os verbos
foram mudados seguindo a tabela que vimos anteriormente. Veja mais um exemplo.
Uma amiga diz
para outra:
I’ve
won a lottery jackpot.
(Eu ganhei um
prêmio de loteria.)
A
Segunda amiga conta para uma terceira.
She told me she had won a lottery jackpot.
(Ela me disse que
tinha vencido um prêmio de loteria.)
Você já deve
ter percebido que, no discurso indireto, uma nova oração, introduzida por uma
pequena frase com o verbo say ou tell. Outros verbos também podem ser
utilizados e eles acompanham o tempo verbal de todo o período. Veja mais
exemplos.
Uma amiga diz
para outra:
I
entered the university in 1998.
(Eu entrei na
faculdade em 1998.)
A
Segunda amiga conta para uma terceira.
She said (that) she had entered the university in 1998.
(Ela disse que
entrou na faculdade em 1998.)
No caso dos
imperativos, basta utilizarmos a preposição to.
Um sargento diz
para um cabo:
Keep alert !!!
(Fique alerta !!!)
O
cabo diz para o resto do pelotão:
He told us to keep alert.
(Ele nos disse
para ficarmos alertas.)
Os imperativos
também podem ser negativos. Neste caso, além de utilizarmos a preposição to, utilizaremos também o not . Veja no exemplo seguinte.
Um amigo diz para
outro que está preocupado:
Don’t
rack your brains if you can’t find a solution.
(Não quebre a
cabeça se você não consegue encontrar uma solução.)
O
Segundo conta para um terceiro.
He told me not to rack my brains.
(Ele me disse
para não quebrar a cabeça.)
Veja agora como
funciona o discurso indireto nas perguntas. Note que continuam as mudanças
referentes aos tempos verbais e pronomes, mas também aparecem outras. A
organização da oração que é interrogativa, com o verbo na frente do sujeito,
passa para a forma afirmativa, com o verbo depois do sujeito. Outra
característica desse tipo de discurso indireto é a utilização do verbo ask.
Uma amiga diz
para outra:
Can you tell Laura to
call me?
(Você poderia dizer para a
Laura me ligar?)
A
segunda amiga conta para a Laura.
She asked me
if I could tell you to call her.
(Ela perguntou-se
se eu poderia pedir-lhe para ligar-lhe)
Quando temos
uma pergunta utilizando os auxiliares do,
does e did, notem que eles são
simplesmente removidos da oração. As mudanças de tempos verbais e pronomes
continuam a acontecer.
Um assaltante
pergunta para vítima:
How much money do you have ???.
(Quanto dinheiro
você tem ???)
A
vítima conta para a polícia:
He asked me
how much money I had.
(Ele me perguntou
quanto dinheiro eu tinha.)
O chefe pergunta
para o funcionário:
Did
you finish the report ?
(Você terminou o
relatório ?)
O funcionário
diz a um colega:
The boss asked me if I had finished the report.
(O chefe me
perguntou se eu havia terminado o relatório.)
Leia o texto e escolha a melhor
alternativa.
Tattoos
This
form of body art was created thousands
of years ago. Today, they have again
become popular. More and more people – both in offices and college campuses
– are having them done. However,
caution is necessary. Tattoo needles can
spread disease, so the tattoo artist must
be well trained in preventing infection. Although you can now get a tattoo removed with less pain and scarring than
before, having one applied is still
a big decision.
Focus on Grammar.
a) Há milhares de
anos as tatuagens eram mais populares.
b)
Tatuagens não podem ser removidas.
c) Tanto os
funcionários das empresas quanto os universitários estão fazendo tatuagens.
d) Tatuagens
disseminam doenças.
e) Fazer uma
tatuagem é uma decisão fácil de se tomar
Resposta:
f) Há milhares de
anos as tatuagens eram mais populares.
g) Tatuagens não
podem ser removidas.
h)
Tanto os funcionários
das empresas quanto os universitários estão fazendo tatuagens.
i) Tatuagens disseminam
doenças.
j) Fazer uma
tatuagem é uma decisão fácil de se tomar
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