google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Alimentação irregular e obesidade no Brasil



Tema: Alimentação irregular e obesidade no Brasil

Título: A física explica

  










       A terceira Lei de Newton afirma que para toda ação existe uma reação. Os brasileiros, no entanto, no que se refere a uma alimentação saudável, parece não estarem incomodados com esse princípio físico. Desse modo, altos índices de obesidade e suas respectivas consequências podem até serem consideradas naturais para a geração fast food.
   Nesse sentido, os tempos modernos marcado pela velocidade e expansão do capitalismo, se apresentam como um prato cheio para uma má alimentação. Nesse contexto, os tempos líquidos de Bauman ganham sentido, sendo esse expresso através da catastrófica combinação entre irracionalidade consumista, falta de tempo e expansão imperialista expressa nas redes de comida rápida e enlatados.
     Com efeito, a manutenção desse estilo de vida nada saudável, já condiz com a física e apresenta sérios resultados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso. Dado alarmante que deve, se não tratado, vir seguido de uma série de outros problemas de uma série de outros problemas que afetam tanto a saúde física quanto a mental. Entre eles, doenças como a diabetes, hipertensão e depressão pelo não aceitação do próprio corpo frente a uma contraditória mídia e sociedade que também padroniza o corpo ideal.
    Observa-se, portanto, que uma alimentação irregular apresenta real potencial de criar uma endêmica reação. Nessa perspectiva, cabe ao governo, através do Ministério da Saúde, a criação de campanhas educativas acerca de o consumo consciente, alimentação saudável e incentivo à prática de esportes como meio de combate à obesidade. Além disso, pais e professores - especialmente os de educação física - devem trabalhar na educação dos mais jovens para que esses cresçam saudáveis e conscientes das reações advindas de uma má alimentação.


 - Por Jonatas Carlos

Um comentário:

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...