Ludismo no século XXI?
Segundo Karl Marx: "A história da humanidade nada mais é do que a história da luta de classes”. Nessa perspectiva, insere-se os trabalhadores domésticos, classe essa que é muito subjugada por uma herança história de dominação, assim como, também por uma desigualdade social gritante. No entanto, com leis voltadas especificamente para essa classe, os trabalhadores veem conquistando grandes direitos.
De princípio, é válido notar que o Brasil traz consigo uma herança história da escravidão que ainda persiste. Do ponto de vista pragmático, o sociólogo Michel Foucault, explicou que os indivíduos estão sempre a impor os seus discursos para alcançar o poder dominar os subjugados. Sendo assim, a perpetuação da estrutura senhorial e, sendo o Brasil o país que mais resistiu a abolição -sendo o último país da América do Sul a abolir a escravidão - também perpetua a imposição de seus discursos, tendo como consequência a exploração dos trabalhadores domésticos.
Nesse sentido, vale lembrar ainda que até mesmo o fim da escravidão trouxe problemas que existem até os dias de hoje na vida dos trabalhadores domésticos. Em uma breve retrospectiva, é possível observar que a abolição não foi acompanhada de uma assistência social para os alforriados, assim, segregando-os e colocando-os em uma posição em que se veem obrigados a aceitarem qualquer emprego para conseguir sobreviver. Assim como ocorreu, pela falta de leis, na primeira Revolução Industrial, na qual os trabalhadores foram submetidos a condições subumanas de trabalho.
Observa-se, portanto, que o trabalhador doméstico é a vítima de uma séria de acontecimentos históricos que parecem se repetir, sendo esses potencialmente mais afetados por viverem lado a lado com os seus “senhores”. Nesse contexto, para evitar extrapolações, deve ser criado um sindicato dos trabalhadores domésticos que dê assistência social e mostre os direitos para essa classe. Assim como faz-se necessária maior ação do legislativo e executivo, respectivamente, em criar leis voltadas exclusivamente para os trabalhadores domésticos e punir os que transgredirem esses direitos. Assim, garantindo os direitos legais dessa classe e evitando um Ludismo no século XXI.
- Por Jonatas Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário