Cardano, Gerolamo
Principal matemático de sua época, físico e médico de renome, deve-se a Cardano a primeira descrição da febre tifóide e do método de tratamento da sífilis.
Gerolamo Cardano nasceu em Pavia, a 24 de setembro de 1501. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Pádua, e em 1534 passou a lecionar matemática e astronomia em Milão. Como matemático, projetou-se na primeira metade do século XVI com trabalhos de real importância. As conhecidas fórmulas de Cardano para a resolução das equações reduzidas do terceiro grau do tipo x3 + px + q = 0 foram, na realidade, copiadas de Tartaglia. Mas foi Cardano quem desenvolveu o método de resolução.
Em seu Liber de ludo aleae (Livro sobre os jogos de azar), Cardano apresentou as primeiras computações sistemáticas das probabilidades, um século antes de Pascal e Fermat. Sua popularidade deveu-se em grande parte aos livros que escreveu sobre questões científicas e filosóficas, principalmente De subtilitate rerum (Sobre a sutileza das coisas), coleção de experiências físicas e invenções.
No campo da física, são notáveis suas observações sobre a resistência do meio na velocidade dos projéteis, as demonstrações acerca da impossibilidade do movimento perpétuo e as tentativas de determinação da densidade de alguns corpos. Deve-se a ele a invenção do anel de suspensão, que tem seu nome (divulgado em francês, na terminologia do automobilismo, como cardan). Cardano faleceu em Roma, a 21 de setembro de 1576.
Nenhum comentário:
Postar um comentário