google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea

O melhor amigo do homem
   Segundo o filósofo Karl Marx, no capitalismo, os indivíduos procuram apresentar bens materiais – muitas vezes supérfluos – para serem aceitos em determinada sociedade. Neste contexto, os animais de estimação podem, por um lado, servir como meio de entretenimento, amizade e até na recuperação de doentes. Contudo, por outro, representam muitas vezes, um simples fato de status e altos gastos para seus donos.
   Do ponto de vista pragmático, é possível afirmar que os animais domésticos trazem consigo uma série de benefícios para seus donos, se estes tiverem interesses afetivos para com seus pets. Em uma sociedade marcada pela insegurança, pelo isolamento social e muitos problemas psicológicos - como a depressão - os animais podem servir como companhia e até representar certa segurança para seus donos. Além disso, alguns animais também servem para acompanhar pessoas com problemas físicos, como o cão-guia e espécies excessivamente dóceis e carinhosas que podem ajudar doentes em recuperação.
   No entanto, por outro lado, ter um animal doméstico pode se torna uma questão puramente social. Neste contexto, como forma de entrar no padrão de uma “sociedade perfeita” muitos criam seus animais e não lhes dão o carinho e atenção que esses necessitam. Ainda assim, para manter a aparência dos seus bichos, gastam excessivamente neles. Dinheiro este, supérfluo, que poderia ser subvertido para tirar e tratar animais de rua ou até mesmo, em um mundo mercado por extrema desigualdade social, em ações sociais.
   É indubitável, portanto, a importância social que os animais representam, a qual pode tornar-se em benefícios a partir do bom tratamento humano sobre eles. E para ser aproveitado tais benevolências, o governo federal em conjunto com os governos Estaduais na criação de mini fazendas em escolas para que a educação acerca os animais seja formada desde a infância. Assim como também faz-se necessário o papel de ONGs na fiscalização de abusos contra os animais e na criação de palestras educativas sobre o potencial benéfico que os animais trazem consigo se forem bem tratados. Desse modo, conscientizando a população acerca desses que são considerados os melhores amigos do homem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...