google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Trote universitário

Trote universitário: recepção aos novatos vs. ato de violência

       Não é de hoje que os trotes universitários acontecem nas mais variadas universidades e, de certa forma, esses trotes vem se tornando, cada vez mais, na vida dos novos estudantes, os chamados calouros. Sejam de tortas na cara à banhos de tinta, os alunos mais antigos - os veteranos - fazem o uso das mais variadas ferramentas na prática dos trotes.
      Porém, um fator que torna-se preocupante, é que essas práticas estão ficando abusivas ao ponto dos calouros serem submetidos à situações de humilhação como, por exemplo, serem obrigados a ficarem despidos e desfilarem pelos corredores das universidades. Além disso, também há trotes onde os estudantes são obrigados a consumirem bebidas alcoólicas excessivamente. Logo, esses estudantes podem ficar com a saúde mental e física debilitadas, visto que o consumo excessivo de bebida alcoólica pode afetar órgãos internos como, por exemplo, o fígado e que a humilhação em público pode afetar o psicológico do estudante.
        No entanto, há estudantes que não querem ser submetidos à essas humilhações e esses são alvos de punições como a exclusão entre os veteranos. Com isso, há um medo da não aceitação entre os calouros, que acabam aceitando esses trotes por receio de punições por parte dos veteranos.
     Ademais, atitudes devem ser tomadas não apenas pelos novos estudantes, mas também pelos reitores e diretores dessas instituições. Para tanto, é preciso haver a criação de um portal - ou site -, onde os alunos possam fazer denúncias de casos de trotes abusivos para que sejam tomadas as devidas providências.
     Portanto, acredita-se que atitudes por parte do veteranos devem ser tomadas como a adoção de trotes solidários onde, por exemplo, os estudantes antigos levariam os calouros para fazer doação de sangue, doar alimentos à pessoas de baixa renda, fazer atividades voluntárias por alguns dias, etc. Com isso, através dessas atitudes, não haveria pessoas prejudicadas e sim beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...