Critérios de Textualização
Para tanto, será utilizado o teórico Marcuschi
* O que são: Termos usados como referência para produção de um texto. A partir de tais critérios é possível conceber uma construção linguística de forma organizada e lógica, evitando sequências desordenadas.
* É importante lembrar: Critérios de textualidade (Base - ausência de algum não compromete o sentido do texto) ≠ Leis linguísticas (Obrigatoriedades).
* Quais são?
1. Coesão: Estruturação da sequência, permite a ligação entre os enunciados. É um facilitador da produção de sentido, mas não é totalmente responsável pela produção de sentido. A coesão não é irrelevante, no entanto, não é necessária para a construção de sentido de um texto.
Ex.: Lista de tarefas; Elementos coesivos;
2. A coerência: Possui foco na semântica, ou seja, no sentido do texto, na disposição lógica das ideias. Desse modo, se trata de um elemento de extrema importância pois diferentemente da coesão, a coerência é produtora de sentido. É imprescindível ressaltar que, em muitos casos, a coerência requer um certo conhecimento prévio do leitor.
Ex.: Lista de tarefas
3. Intencionalidade: É um termo bem sugestivo, pois se trata da intenção do autor ao produzir determinado texto. Nesse ponto, ha uma certa subjetividade, pois não se sabe ao certo se a pretensão deve ser buscada no próprio texto ou na intenção do produtor do texto.
4. Aceitabilidade: Está relacionada ao contexto. Algumas produções textuais serão aceitas, ou não, de acordo com a situação e a que se destina. Por exemplo, um texto sem coesão pode ser aceitável em diversos momentos, enquanto um contexto formal não irá, mesmo que possua coerência.
Ex.: Documentos oficiais.
5. Situcionalidade: É o critério que objetiva a compreensão de um texto com base em determinado contexto interpretativo, ou seja, com a situação em que será inserido. Genericamente falando, a situcionalidade é uma mistura da intencionalidade com a aceitabilidade pois se preocupa em estabelecer uma intenção prévia de acordo com o contexto a que se destina. (Podemos entender que a situcionalidade permite o melhor aproveitamento de um texto de acordo com o contexto).
6. Intertextualidade: Permite estabelecer relações entre os texto; Isto significa dizer que se trata de retomada de ideias já expostas em outros texto, ou da referência direta a esses texto. OBS.: Intertexto ≠ reprodução/cópia.
7. Informatividade: Se refere ao nível de informações inseridas em um texto. Quanto mais informações relevantes, mais proveitoso será ele.
- Por Carolaine Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário