google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem brasileiro

Tema:   Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem brasileiro
Título:  Os pixels do conhecimento
                                                 

 







    Assim como o surgimento da escrita demarcou a separação entre a história e pré-história, ao possibilitar uma evolução nos processos de comunicação, os smartphones surgem para revolucionar e ampliar as barreiras de transmissão de conhecimento e armazenamento de informação. No entanto, o uso dessa nova tecnologia necessita ser cautelosa - especialmente aos jovens - para que as vantagens desse meio não sejam subvertidas.
   Primeiramente, é válido notar a revolução que as novas tecnologias podem causar no âmbito escolar. Uma vez que os aparelhos podem suprir diversas dificuldades, pois não só possibilitam maior prática no armazenamento de conhecimento, ao ter a capacidade de compactar centenas arquivos, podendo substituir diversos livros e exercícios, como também inviabiliza maior praticidade e rapidez no acesso a tais informações. Desse modo, além de impulsionar a educação, também pode ser um fator considerável para diminuir o desmatamento.
   Contudo, por outro lado, o acesso irremediado a esses meios podem trazer sérias consequências sociais e físicas, principalmente aos jovens que muitas vezes não enrijecessem os seus limites. Como por exemplo, o uso desordenado dos aparelhos nas salas de aula pode tornar-se um grande problema, porquanto os alunos muitas vezes negligenciam a explicação do professor e passam a dar  mais atenção aos eletrônicos. Além disso, por apresentarem diversos meios de atração, os usuários podem se tornar viciados e desenvolverem males como o isolamento social e o sedentarismo.
    Observa-se, portanto, que  a partir de um uso equilibrado, as novas tecnologias podem servir para a ampliação e aperfeiçoamento dos processos educacionais e informacionais. Dessa forma, cabe ao governo um trabalho em conjunto a desenvolvedores de conteúdo, para que seja criado um sistemático portal de educação que viabilize uma informação de qualidade que possa ser utilizado tanto individualmente pelos alunos quanto pelas escolas. Ademais, cabe aos diretores de instituições de ensino e aos responsáveis pelos alunos, a educação, tanto para educadores, quanto aos discentes, para eles adquiram disciplina e possam ter consciência das mais diversas vantagens que o uso consciente dessa nova tecnologia traz.

- Por Jonatas Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...