google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A igualdade entre os gêneros no século 21

   
      Século III a.c: A primeira democracia, em Atenas, já se inicia consolidada em valores patriarcais e com divisões por gêneros e raças. Esse modelo de sociedade foi considerado ideal e consequentemente copiado por diversas nações e, desse modo, a desigualdade entre os gêneros também foi perpetuada. Contudo, diante da democratização da informação e lutas sociais, essas minorias estão gradativamente a conquistar seus devidos direitos.
     De um ponto de vista superficial, há quem acredite na livre meritocracia para a obtenção de direitos. Esses, no entanto, esquecem-se que por detrás de uma sociedade ilusoriamente diversificada, existem as instituições de poder e domínio estão estagnadas nas mãos de poucos. Assim como sistematizou o sociólogo Foucault no "Discurso do método" ao afirmar que apenas os discursos dos que detêm o poder mudam, contudo, a hierarquização permanece inalterada.
      Ainda assim, é válido ressaltar o poder das intervenções políticas para provocar mudanças em prol da equidade. No Brasil, por exemplo, muitas conquistas ficam evidenciadas, não só pelo direito ao voto feminino em 1932, como também na defesa da igualdade no artigo 5º. da constituição cidadã de 1988. Dessa forma, a inserção de grupos marginalizados no cenário político não só contribuíram para a quebra de paradigmas históricos, como também colocou em destaque pautas relacionadas à igualdade entre os gêneros.
    Observa-se, portanto, que as minorias já conquistaram muitos direitos, todavia, ainda existem muitos problemas a serem solucionados. Desse modo, cabe ao governo a criação de cotas para os grupos socialmente excluídos em determinadas áreas, inserindo-os, gradativamente, em setores conservadores. Além disso, cabe aos pais e as instituições de ensino a educação das crianças, conscientizando-as acerca dos direitos e deveres do cidadão e sobre a percepção da igualdade, sem distinção de qualquer natureza. Assim, a equidade se tornará uma realidade tão natural a ponto de que suas discussões se tornem apenas lembranças.

- Por Jonatas Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...