google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Poemas da Menina do Mar



Mãe, você é poesia
Minha fiel companhia
Desde sempre
Desde o ventre.

Você me ensinou quase tudo
Inclusive a sorrir
E agora que cresci
Consigo encarar o mundo
Mas se for preciso
Eu encaro com meu
Melhor sorriso
Que é igualzinho ao seu.

Mãe, você é pintura
A mais bonita e colorida
De Deus, escultura
Cuidadosamente esculpida
Você revela a perfeição do criador
Que te criou com tanto amor.


Você escolheu me dar à luz
E nenhuma palavra traduz
O tamanho de minha gratidão.

Eu não te escolhi
Eu não tive outra opção
Mas se houvesse tido
Eu ainda teria escolhido
Segurar a tua mão.

--

A loucura é vã
Mas até a mais sã
Dentre as mentes, também
Do que te vale
Um bocado
A mais de juízo
Se até isso
Um dia lhe será tirado?
"Até mesmo a própria vida será"
Exaustivamente repetem
Dentro desses vãos
Todos se perdem.

--

Manhã de domingo
A vida definhava
Na calçada
Ninguém olhava
Mas eu vi
Ali
Sob um céu claro
A vista ficando escura
Sob raios ralos
E com brandura
Me apeguei à ingenuidade
Pensei: não é a morte
Na verdade
É apenas um eterno banho de sol.

--

Na sala de espera
há gentes e gentes.
Uma  senhora concentrada
tira discretamente
pelinhos de sua sobrancelha;
outra olha no canto oposto,
a senhora concentrada
tirar pelinhos
da sobrancelha;
outra senhora
(Salas de espera são cheias de senhoras,
talvez viraram senhoras de tanto esperar)
de blusa rosa conversa com outra
e a olha por cima dos óculos,
mas levantou-se, pois sua vez havia chegado;
ah, sim... Finalmente!
Agora, concentro o olhar
e observo que as pessoas da sala
já não são as mesmas;
somente eu,
a mesma,
a mesminha;
escrevendo ninharias,
parada
no tempo perdido
que se perdeu por correr demais
(Perdi a hora do meu poema
De versos brancos).

--

Versos brancos sobre o escarlate da dor

Corte na carne crua
A dor exposta
Em carne viva.

A ferida
A angústia escarlate
Não permanece aberta
Para sempre.

A dor é ridiculamente
Boba
Irrelevante
Coisa pouca.

O que importa
Meu caro
É a convalescença
O galardão.

A cicatriz
É marca registrada
Do sobrevivente
É honra ao mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...