google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7683722366565923, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Prometeu acorrentado [Falta finalizar]



A sociedade que conhecemos hoje é marcada pela tecnologia e também pelo desenvolvimento da ciência. Segundo a mitologia grega, devemos nosso conhecimento nas áreas da ciência e arte a Prometeu, que tornou-se grande inimigo de Zeus depois de lhe apoiar e dedicar sua grande amizade.

Nos primórdios, quando Chrono - pai de Zeus - reinava, houve uma disputa entre os interessados em destronar o atual soberano e os que apoiavam a ascensão de seu filho, entre estes, Prometeu. Quando Zeus se tornou deus supremo, sentiu desejo de destruir a humanidade e criar uma nova raça. Prometeu, no entanto, se opõe à vontade de Zeus. Além disso, ele decide ajudar a humanidade dando-lhe o conhecimento que era exclusivo dos deuses.

A narrativa se desenvolve do início do suplício de Prometeu, que foi castigado a ser preso em um penhasco e ter seu fígado comido por uma ave todos os dias, no entanto, regenerado todas as noites. Hefesto, filho de Zeus, havia sido incumbido de prender o condenado com ajuda do Poder e do Vigor. Havia hesitação por parte de Hefesto em cumprir o seu dever pois para ele o "parentesco e a amizade são forças formidáveis".

Após ser preso com correntes, Prometeu recebe a visita das oceánidas, coro de quinze donzelas que se mostraram compadecidas do seu martírio. Alguns personagens tentam persuadir o condenado a submeter-se a Zeus, deixando seu orgulho de lado, para conseguir o perdão. Entretanto, essas personagens, não têm êxitos em seus intentos.

Surge, então, a figura de Io - também afligida por causa de Zeus -  iniciando um diálogo com Promoteu. Ele, por sua vez, revela uma profecia que consiste na sua própria libertação através de um descendente de Io. Hermes vai até Prometeu na tentativa de descobrir quem será o futuro opositor do deus soberano, porém, nada consegue. Por fim, Prometeu sofre a última etapa do seu castigo, quando uma grande calamidade cai sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://docs.google.com/document/d/1-8tyeQ3A0yBF7cpjPyNrrXQr6qsZTYbC/edit?usp=sharing&ouid=115272958478805811733&rtpof=true&sd=t...